Fone: (11) 2118-0605
Meu orçamento
00 produto(s)

GRUPO LORENZON

Tradição e conhecimento

pequeno quadrado laranja decorando o titulo da matéria

História da empresa

Ultrapassar a difícil marca de seis décadas foi fruto de muita luta, trabalho e decisões, que marcaram o caminho de um casal que adotou Itu para viver, vindo da Itália, depois de terem passado por Tietê.

Foi pelo suor das mãos do italiano Narciso Lorenzon que nascia, em 16 de março de 1950, uma pequena oficina elétrica de automóveis e rebobinamento de motores elétricos na cidade, montada nos fundos da então famosa casa Odilon (onde hoje funciona o Ytu Shopping). Era exatamente o movimento de clientes da co-nhecida casa comercial, na Rua Floriano Peixoto, altura do número 719, o principal objetivo desse empreendedor.

Nesse período, a cidade de Itu vivia o fim da grande era econômica e social do passado, despontando-se no mar de cidade interiorana e perdendo-se do contexto da metrópole paulista. Itu já não era mais uma cidade rica, como viveu até o início do século. Mas continuava a ser um ponto de qualidade de vida, com clima sempre agradável e teor promissor para o comércio.

O relacionamento comercial baseava-se, em grande parte, na qualidade do trabalho e nas amizades. O aprendizado durante a segunda guerra mundial ofere-ceu uma dura experiência no ramo ao italiano "seu" Narciso, como era conhecido pelos amigos.

A qualidade do trabalho era indiscutível. E o círculo de amigos de Narciso crescia dia-a-dia, ainda mais pelo espírito italiano que reinava em seu estilo, ao lado da esposa Carmela ou Carmem para todos. O grande número de italianos na cidade aumentava as emoções dos encontros com os amigos, onde cada um relembrava suas histórias e conviviam com bastante amor.

A vontade de crescer encontrou logo depois dos primeiros quatro meses de existência, um difícil obstáculo. O prédio onde funcionava a oficina pegou fogo e, diante dos olhares incrédulos das testemunhas, Narciso se sobressaiu e caminhou para mais uma batalha.

Crescimento a dedicação e o capricho ao trabalho se sobressaiam na auto elétrica de Narciso Lorenzon. A saga do crescimento do empreendimento continuava sempre aos olhos atentos da freguesia, e a oficina passa a funcionar no centro da cidade, na Rua santa Rita, próxima à capela que leva o mesmo nome.

Das portas da oficina, as palavras proferidas por Narciso, carregadas no sotaque italiano, eram o sinônimo da participação direta do proprietário nas soluções e consertos dos problemas dos motores. A seriedade do trabalho encontrou respaldo em mais uma alteração de endereço, sempre procurando oferecer melhores condições de atendimento.

A Lorenzon passou pela Rua Bom Jesus (entre as Ruas santa Rita e Santa Cruz) e em 1958 construiu o seu primeiro prédio comercial, à Rua maestro José Vitório (onde hoje se localiza a gráfica modelo), ao lado de onde a família morava. Em 1962, Narciso construiu sua primeira casa própria, na então chamada Vila Peixoto, um dos primeiros loteamentos no centro de Itu e que pertencia à tradicional família Peixoto. Até hoje, as duas famílias, Lorenzon e Peixoto, mantêm ótimo relacionamento e relembram o passado.

Foi nessa época que o filho Carlos passou a trabalhar com o pai, aprendendo a reformar baterias e a conhecer os segredos da profissão. Em 1970, foi construído um novo prédio, na Avenida Marginal. A distância do centro não era empecilho para Narciso, afinal, a visão empresarial marcante e a qualidade do serviço prestado iriam garantir a expansão comercial.

Dez anos depois, um novo prédio, mais amplo e confortável, foi construído no local. Em 1981, decidiu-se pela divisão da Lorenzon, em duas empresas, prestando, assim, melhores serviços: a Comercial Eletro Diesel Lorenzon e a Lorenzon Motores e Bombas. O sucesso continuou, o que fez com que o grupo fundasse, em 1998, mais uma empresa, a Lorenzon manutenção industrial.

Após completar mais de seis décadas de existência e bons trabalhos, o Grupo Lorenzon destaca-se como um ponto de referência nas áreas em que atua. Possui atualmente mais de 230 funcionários, que colaboram diretamente no sucesso deste empreendimento, que se iniciou pelas mãos de um italiano.